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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Chevette foi o primeiro automóvel de pequeno porte lançado pela General Motors do Brasil, e o segundo modelo de passeio desta fábrica, precedido apenas pelo Chevrolet Opala.
Muitos acreditam que o nosso pequeno GM não passava de uma cópia do alemão Opel Kadett, em sua terceira geração (1973 a 1979). Mas o que muita pouca gente sabe é que, na verdade, o Chevrolet Chevette brasileiro foi lançado quatro meses antes do que o Opel Kadett Type C, alemão... O brasileiro foi lançado em Abril de 1973, enquanto o alemão só foi lançado em Agosto do mesmo ano, no Salão do Automóvel de Frankfurt.
Essa confusão quanto a quem é cópia de quem se deve ao “ancestral em comum” entre o Chevette e o Kadett: o OSV 40, que era um automóvel desenvolvido pela alemã Opel, criado para testar novos equipamentos de segurança, em 1971.

Opel OSV 40 - carro conceito de segurança da fábrica alemã, que deu origem ao Chevette



Chevrolet Chevette fabricado no Brasil (ao alto) e Opel Kadett faricado na Alemanha (acim), ambos lançados em 1973, com pioneirismo do brasileiro, lançado quatro meses antes do germânico.
A grande verdade é que a General Motors já preparava um carro pequeno desde 1970, tendo em vista a iminente crise do petróleo, que se deu, por fim, no ano de 1973, com o boicote dos países árabes produtores do “ouro negro”. Esse carro, derivado do OSV 40 foi aquele que praticamente inaugurou o conceito de carro mundial, sendo fabricado, além de Brasil e Alemanha, na Argentina, na Austrália, na Coréia do Sul, na Inglaterra e no Japão... Por pouco não foi fabricado também no Egito, em 1983. Isso faria do nosso Chevette um verdadeiro carro mundial, representado nos cinco continentes.


O Brasil foi o país onde o modelo foi mais longevo, sendo fabricado de 1973 até 1993 (se formos considerar a produção da picape Chevy 500, ele foi até 1995), e o único país onde conviveu pacificamente com uma outra geração de si mesmo (o Chevrolet Kadett, lançado em 1989, equivalente ao Kadett alemão de quinta geração).

Quando lançado, o Chevette impressionou tanto o público quanto a crítica. O piloto Sul-Africano, vencedor do campeonato de Fórmula 1 de 1978, Jody Scheckter chegou a testá-lo em solo tupiniquim e sentenciou que era mais agradável de dirigir que os carros grandes tais quais Alfa Romeo 2300 e Dodge Charger, perdendo para estes apenas em velocidade final (óbvio... ambos os modelos tinham mais que o dobro da potência do Chevette), e aproximando-se muito destes em agilidade... Segundo Scheckter o Chevette é o carro ideal para quem gosta de dirigir rápido em estradas sinuosas, enfim, um carro para quem tem prazer em dirigir e quer começar a pilotar (tanto é verdade que o curso de pilotagem Marazzi, do saudoso jornalista e piloto Expedito Marazzi, só utilizava Chevette na década de 1970 e início da de 1980).



Devido a uma vida tão longa, o automóvel logo ganhou apelidos conforme sua evolução. Isso foi uma forma de facilitar a identificação do carro e a vida de quem trabalha com auto-peças. Vamos agora conhecer a origem destes apelidos:





TUBARÃO (1973 a 1977)
A origem deste apelido se deu por conta do desenho de sua dianteira, quando vista de perfil, que lembra uma boca de tubarão quando fechada: em ângulo inclinado para baixo. O pára-choques cromado reforça essa idéia.





BICUDO / CAMARINHO (1978 a 1983)
O apelido Bicudo se deu por conta da mudança do desenho dianteiro, onde a frente do carro ficou muito mais pronunciada do que a do modelo anterior. Já o apelido Camarinho veio meio que por engano: a nova frente veio inspirada na do Chevette norte-americano de 1975, que, por sua vez, bebeu na mesma fonte que o Pontiac Firebird de 1973.
Por ser o Pontiac Firebird um clone do Chevrolet Camaro, usou-se como referência o modelo com nome mais fácil de se pronunciar (seria bem complicado chamá-lo de “Firebirdinho”... imaginem só a pronúncia disso). Acontece que quem ostentava duas grades dianteiras, como o nosso Chevette, era o Firebird, e não o Camaro.

Chevette 1975 de fabricação norte-americana

Pontiac Firebird
Chevrolet Camaro





























MONZINHA (1983 a 1993)
O Chevrolet Monza era um modelo hatchback em 1983, mesmo ano em que o Chevette foi profundamente reformulado. Mas em fins deste mesmo ano é apresentado o Monza na versão sedan. A comparação foi inevitável e, à partir de então, o Chevette passou a ser visto pelo povo como um Monza pequeno, ou “Monzinha”.



2 comentários:

  1. Com todo respeito, mas a informação de que o OSV40 deu origem ao Chevette é errada. Foi justamente o contrário. O OSV40 foi criado em 1974 a partir do Opel Kadett C (Chevette), que foi dado aos engenheiros da Opel para que desenvolvessem um carro de teste de segurança. É o que consta na página da Opel: http://www.opel.com/news/index/2014/09/40_years_of_opel_safety_vehicle.html

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  2. Outra informação que foi colocada meio errada é a foto fo firebird\camaro no qual o chevette bicudo foi inspirado, esses modelos da foto são antes de 73, o modelo parecido com o bicudo é depois de 74, o firebird 74

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