Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CHEVETTE "GUINESS BOOK"

Um Chevette que vale a pena ser lembrado, com direito a destaque internacional, foi o do piloto-acrobata Carlos Cunha (que hoje em dia, também é dono de uma rede de concessionárias Chevrolet e apresentador de TV), por ocasião da quebra de dois recordes mundiais: o de maior distância percorrida e o de maior velocidade, ambas em duas rodas. Esses recordes foram conquistados no ano de 1986.
O recorde anterior de velocidade pertencia ao sueco Kenneth Erickson e a marca parecia ser imbatível: 122,866 km/h.
Os números dos recordes de Carlos Cunha: 218,8 km percorridos em duas rodas, sem parar, e, uma velocidade de 137,4 km/h, também em duas rodas

As modificações feitas em seu Chevette para a quebra dos dois recordes foram o uso de um diferencial blocante, a utilização de pneus maciços (sem ar, só borracha), para agüentar a velocidade e a distância, e o uso de um carburador de corpo duplo (adotado posteriormente pela fábrica, em 1988, no motor 1.6/S). Segundo o próprio Carlos Cunha, a sua meta era atingir os 150 km/h, pois ele já havia feito a marca não oficial de 142 km/h. Mas, mesmo no dia em que quebrou o recorde de Erickson, ele teve pela frente um inimigo invisível: o vento forte no circuito de Interlagos.
Esse recorde perdurou por mais de vinte anos, quando o próprio Carlos Cunha o quebrou, desta vez com um Chevrolet Vectra. Mas, ainda assim, Carlos cunha nunca escondeu sua admiração e respeito pelo pequeno GM, como pode ser visto em um trecho de sua entrevista para a revista Oficina Mecânica, transcrito abaixo:           
            “Ele é um carro leve, ágil, com mecânica resistente e o mais importante, no meu caso, com uma estrutura que resiste ao tipo de manobras que desenvolvo...Enquanto houver Chevette, sou Chevette.”  
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário