Tradicionalmente, quando se deseja um Chevette com motor 6 cilindros, logo se pensa no bom e velho 250/S do Chevrolet Opala... É uma proposta bem válida e que tem dado excelentes resultados aos proprietários deste tipo de máquina. Porém, na minha modesta opinião, acho um tanto polêmica (apesar de achar bem válida) este tipo de preparação já que se mexe (e muito) na estrutura do carro, exigindo enormes recortes na parede porta-fogo para que caiba o enorme 250/S no cofre do Chevette (na maioria das adaptações que vi, as trocas das velas do 5º e 6º cilindros têm que ser feitas através de uma abertura no painel do carro... mais ou menos onde estão localizados os dutos de ventilação).
Como tem havido pedidos de dicas para se ter um motor "seis canecos" no Chevette, achei por bem postar como se colocar o motor V6 4.3 oriundo das Chevrolet S-10 e Blazer... Essa adaptação é tão dispendiosa quanto (ou um pouco mais) do que a do velho 250/S, porém não é mexido na estrutura do Chevette, oferecendo, quer queira, quer não, um pouco mais de segurança ao condutor.
Vamos a ela então.
Para o motor V6 4.3 caber no cofre do Chevette:
- Mantém-se o câmbio original do Chevette (de preferência de 5 marchas), trocando-se a caixa-seca e o eixo piloto pelos do Opala 4 cilindros.
- Corta-se um pequeno pedaço da travessa na região traseira do calço do motor.
- Alargar o túnel no lugar onde fica a alavanca de acionamento da embreagem.
- Chegar o radiador um tanto à frente (pode ser necessário cortar um pequeno pedaço da lataria)
- Montar o motor um tanto deslocado à direita, com a finalidade de livrar a barra de direção.
É então necessário fabricar novos suportes para que o motor se encaixe nos lugares dos coxins originais do Chevette. As modificações neste quesito são as seguintes:
Lado Esquerdo
- Os calços usados serão os da Chevrolet D-20 (aparafusam-se perfeitamente no bloco do motor V6 4.3).
- A peça a ser fabricada são para "casar" o calço na travessa, na verdade uma barra chata de 2" de largura por 1/4" de espessura. São duas peças com cerca de 25 centímetros.
- No lado direito, os 3 furos a fazer ficam no mesmo alinhamento, 2 para prender a barra chata na travessa e o terceiro para o parafuso de fixação do calço, o do lado esquerdo tem uma elevação feita de modo a deslocar o motor à direita. Deste modo, não se mexe em nada nos calços do câmbio, que continuam originais e nas posições corretas
Em nada se mexe no que se diz respeito a eixo cardan, o diferencial deve ser o mesmo do Opala ou da Chevy 500... Apesar que o ideal mesmo é o diferencial utilizado no Chevette hidramático (versão rara, fabricada entre 1986 e 1990), se conseguir um desses, é bem melhor (mas já aviso que não se trata de uma peça barata)
Sistema de Escapamento.
- Como não há espaço para o escapamento direito descer direto e para trás, logo se orienta ele em direção a parte da frente do veiculo, passa-se ele por baixo do motor e faz-se o mesmo sair pelo lado esquerdo, junto com o escape do lado esquerdo e depois, se assim se quiser, põe-se um cano saindo de cada lado da traseira do carro.
- O cárter do motor V6 é exageradamente grande para o Chevette, não chegando a caber no carro. Portanto o ideal é conseguir um cárter de motor marítimo ou um de Chevrolet V-8 de chapa, tirar uma seção dele e fechar novamente para caber no V-6.
Quanto ao volante do motor:
- O volante do motor do V6 4.3 pesa inacreditáveis 23 kg. E o pior, por ter 14 polegadas de diâmetro, não cabe na carcaça do câmbio do Opala. Solução: tornear esse volante para o mesmo diâmetro do Opala, de 12 e 3/4", instalar a cremalheira do Opala nele e fazer a furação para usar a embreagem original do Opala 4100. Uma vez terminada a parte de torno, tem que rebalancear o volante pelo padrão original do motor (fazer esse procedimento de forma muito simples, usando outro volante de V-6 original não-modificado como padrão)
- Usar uma bomba d'água de Cherolet V-8 (Corvette ou Camaro) curta e um suporte de alternador importado também de Chevrolet V-8, que permite montar o alternador original do Chevette para não ter mais despesas ou trabalho de instalar algo diferente no carro.
Suspensão dianteira
- Para compensar o peso extra, utiliza-se molas do Opala 4 cilindros anterior a 1980. A frente fica numa altura bem próxima a original do Chevette.
E assim está pronto o Chevette V6... Com mais de 180 cv de potência, deve dar alegria a muita gente (e desespero a muitos proprietários de carros grandes!!!)
Material em parte copiado do blog Auto Entusiastas (http://autoentusiastas.blogspot.com), de autoria de Alexandre Garcia, assim como as fotos desta matéria também foram tiradas do mesmo blog, do mesmo autor.
ola, amigo gostei da postagem. este chebas esta com o v6?
ResponderExcluirAMIGOS A MUITO TEMPO NAO LIA E VIA UMA MATERIA TAO BOA GERALMENTE QUEM SABE NAO PASSA PRA NINGUEM E FICA EM SEGREDO SOMENTE QUEM FEZ SABE ESTA E DEMAIS PARA EU COMESAR MEU PROJETO ANTES EU APANHAVA ATE DAR CERTO MINHAS ADPTAÇOES E GASTAVA TAMBEM PARABENS PELA MATERIA
ResponderExcluirBoa matéria, sou apaixonado por Chevette's , o meu 75 tinha cabeçote de monza 2.0 e andava muito.
ResponderExcluirexcelente ...boa sorte
Boa Noite. Gostaria de entrar em contato com vc para maiores detalhes sobre a execução de projeto semelhante. rubens.silva@br.abb.com
ResponderExcluirbom dia: por acaso sabem de alguém que faça essa modificação (e qual o valor aproximado) em porto alegre, rs? grato.
ResponderExcluirGostei das dicas gostaria de conversar com vc sobre adaptação estou reformando meu chevette 82 estou pensando em montar um v6 obrigado philipiricardo@hotmail.com
ResponderExcluirDe qual ano o camaro ou o corvete tem q ser? E onde posso achar o carter maritimo?
ResponderExcluirO carter do Camaro V8 Ano 86 350 serve?
ResponderExcluirOla tenho um chevete 82... to fazendo o projeto do zero... tem muita chapa e pintura... interior ta bom.... quero da um up no motor e gostei da dica... gostaria de mais detalhe para monta esse motor... fael10lima@gmail.com
ResponderExcluirMuito boa matéria seria uma ótima série de vídeos.
ResponderExcluirMuito boa matéria seria uma ótima série de vídeos.
ResponderExcluirAmigo, encontrei apenas agora esse blog, meus parabéns, matérias incríveis, é uma pena que pelo visto você parou ... espero ler matérias suas em breve ...
ResponderExcluirBoa noite, sei que em sonhos não se põe preço, porém gostaria de saber o custo (aproximadamente) de tal adaptação, tendo em vista que terei de economizar, antes de iniciar o projeto. Desde já agradeço.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirEstou com o motor e câmbio da blazer v6 para adaptar num opala 79... Gostaria de saber se você tem alguma dica , pois estou com um problema, o coletor do escape está batendo na caixa de Direção.