Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CHEVETTE 1.7 (SEM ALTERAR O DOCUMENTO)

    Esse eu garanto que fica muito bom. Fiz essa “receita” num Chevette 75, quatro marchas... o “bicho” alcançava 150 km/h em terceira marcha, isso quando o veneno ainda não estava completo, pois ainda andávamos com o carburador original do Chevette (corpo simples) e com o coletor de escapamento também original. A receita consiste em transformar o motor do Chevette num 1.7 litros. Como isso? Veremos a seguir, e melhor, sem ter que alterar o documento, já que o motor é o do próprio carro:

·        Preparação do bloco do motor – o ideal é comprar outro bloco, já meio “detonado” de preferência (guarde o seu para o caso de depois querer voltar o motor ao original) porque sai mais barato e, pelo o que vai ser feito, não faz diferença se é novo ou já bem usado (tanto faz se é de motor 1.4, 1.6 ou 1.0). Em seguida manda-se o bloco para uma retífica onde será feito um serviço “especial”: a abertura dos cilindros para que caibam as camisas e os pistões do Monza 1.8. 


O que será feito em seguida é a montagem desses pistões e anéis do Monza nas bielas do Chevette. Monta-se o motor normalmente. As válvulas continuarão as originais do Chevette, o que deverá mudar, para se obter uma melhor performance é o comando de válvulas, que deverá ser um 318º, como o original do Chevette 1974.


·        Coletores de admissão e carburador. – Devem se usados os mesmos tipos de coletores usados no veneno médio, só que o carburador que eu recomendo agora é nada mais nada menos que um “quadrijet”, também conhecido com “quadrifoglio”, quando usado nos Alfa Romeo 2300 nacionais , pode-se usar um ou dois carburadores desses. O carburador Weber 44  também é uma boa pedida para esta receita.






·        Sistema de Escape – Os coletores devem ser dimensionados . O restante do cano de descarga deverá ser “reto”, ou seja, sem nenhum silenciador, abafador e (muito menos) catalisador, pois cavalo que anda também faz barulho. Opcionalmente pode-se usar um abafador traseiro 

·        Velas de Ignição e cabos de vela – Sugiro aqui velas de boa qualidade, de preferência as de quatro eletrodos, usadas em motores de aviação. Essas velas proporcionam uma queima mais completa da mistura ar combustível, o que resulta em respostas mais rápidas e uma relativa economia de combustível. Cabos de vela eu sugiro os supressivos e siliconados, a sugestão que eu vou dar é um pouco cara, mas vale o investimento: prefira os cabos importados da marca Accel.

·        Filtro de ar e respiro do óleo – É só usar os esportivos de sua preferência e de boa qualidade.

·        Radiador de óleo – Num veneno como este é quase que indispensável o uso de um bom radiador de óleo. É ele o responsável por refrigerar o óleo do motor, não deixando assim que ele “afine” muito. Podem ser encontrados muitos modelos de radiadores de óleo.




CUIDADO IMPORTANTÍSSIMO: Ajuda muito a utilização de aditivos de radiador de boa qualidade e cerca de 100 ml de Molykote (bissulfeto de molibdêmio) no motor a cada troca de óleo, que deve ser sempre entre 3.000 km e 5.000 km. O óleo é outro item importante: só use óleos de boa qualidade, com aditivação SJ ou superior. Não é necessário o uso de óleo sintético, basta apenas um óleo de boa qualidade e respeitar as trocas.

MAIS UM CUIDADO IMPORTANTÍSSIMO: Como esta receita se trata de um aumento volumétrico do motor, o que acaba por afinar as paredes dos cilindros, é importante ter muito cuidado, evitando acelerações muito bruscas e aumentos de temperatura. Este veneno é somente para atingir boas velocidades de cruzeiro, e não para arrancadas. Só para traçar um paralelo com o mundo das motos: esse veneno é como se fosse o motor de uma Harley Davidson: deve-se estar sempre em baixa rotação, mas é assim que ele funciona atingindo boas velocidades e mantendo-as; não é uma Suzuki 1.100, onde se tem uma ótima arrancada, em altíssima rotação, mas não consegue manter a velocidade máxima por muito tempo, pois corre-se o sério risco do motor it “para o pau” em “três tempos”.

29 comentários:

  1. meu brother eu tenho um cheva 75 tuba e quero colocar o cabeçote do monza mas não sei o que eu precizo pra fazer essas mudanças poderia me dar umas dicas de qual junta colocar se pode ser a do monza ou a do chevette mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O processo é muito trabalhoso, eu perdi 1800reais tentando isso e mim arrepande pois o carro ficava indo na oficina 1 a 2 veses no mes, se quiser algo mais tenta um 1.7 ou turbo, mais se ainda não for o suficiente para você apela para um 2.0 VW injetado que fica um foguete... hoje eu tenho um 2.0ap com uma turbina pequena e outros acessórios que rende nada mais que 380cv em um chevas hatch 1986....

    ResponderExcluir
  3. o fórum do site www.chevettemaniac.com tem experiências interessantes, de quem realmente ja fez essas modificações, foi por lá que tive o tutorial para montar meu 1.5 e colocar o sistema de freio de corsa no meu cheva.

    ResponderExcluir
  4. Ai sim eu gostei heim,vou seguir seu conselho

    ResponderExcluir
  5. QUANTOS CAVALOS TEM O MOTOR DO CHEVETTE "PISTAO DE MONZA CABEÇOTE ABERTO E CABURADOR 2E"
    SE ALGUEM PUDER ME RESPONDER EU AGRADESO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara nao tenho muita ideia mas mundando o coletor 4x1 e com o pistao de monza e o teu carburador acredito que vai fica na casa dos dos 130 exagerando. O motor do chevette 1.6 93 ta entre 77 e 85 cv nao me lembro direito mas acho que é isso.
      eu fiz algo parecido com isso e dei muita roda nesses voyage 1.6

      Excluir
  6. pow amigo quero começar a mechar no meu cheva dl 1.6 ... me de uma dica ae de inicio ... aguardo irmão

    ResponderExcluir
  7. Ola boa tarde a todos gente me recomendarão colocar o motor do opala 4cc no meu chevette 92 1.6 , meu mecanico falo q fica muito bom o cheva fica um veneno e fica economico pq o opala pesa em torno de 2 mil quilos e o cheva pesa em torno de 1 mil quilos... e nem precisa pisar tanto pra andar ... e so tirar o do chevette e colocar o 4cc e trocar alguma coisa do cambio que me jugiu o nome da cabeça agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica bom fica um carro com força em baixa velocidade sobe subidas em 5ª sem pedir marchas mas a velocidade maxima fica em torno 150km porque é um motor de torque e pouco giro mas levanta muito rapido.o meu chevette era um 78 tinha o cabeçote rebaixado diferencial mais longo e caixa 5 marchas antes 4 longas mas a 5 da mais final.é muito prazeroso dirigir com um motor desses.economico nao fica. gasta igual o original do chevette.precisa rebater o carter e trocar a capa seca e o rolamento da caixa e mais nada.

      Excluir
  8. cara vc falou que o comando do chevette 74 é 318
    isso é veridico ? se eu comprar em uma auto pç ou desmanche vai ser 318?
    tenho um 93 com pistao de monza fase 2 que andva com cabeçote 1,6 recentemente compri num desmanche um cabeçote do 1.4(que fica bem mais forte q 1,6) com comando mas nao sei q ano era , e agora q montei a lenta ficou muito estranha parece q ta com comando mesmo seria um 318.

    ResponderExcluir
  9. como faço a adptaçao do 4cc de opala no chevette ,tem que mudar o que na suspensao dianteira e na travessa tem que mexer? obrigado se alguem fez de as dicas para nos muito obrigado.bolinha

    ResponderExcluir
  10. queria saber sobre a transformação do motor do chevette 1.4 para 1.7 essa explicação ta muito vaga.e também queria saber as medidas do pino até a cabeça do pistão do Monza 1.8 e qual as mudanças no bloco do 1.4 e qual pistão para usar aspirado álcool ou gasolina vou usar gasolina e qual adaptação no pino e também qual cabeçote o do 1.4 ou do 1.6.
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  11. Comando 318 graus !!!!!!! Se prepara e já compra umas duas baterias de 120Ah e uns três motores de arranque. Ou coloca mais um motor só para fazer este "preparado" entrar em funcionamento, lá pelos 4500 RPM... Para não falar dos pistões ( e CAMISAS !!! ) que não se sabe se é FASE 1 , FASE 2... OK, depois disso é só montar NORMALMETE o motor...

    Que tipos de drogas vocês estão usando, tenho vontade de experimentar e curtir estes baratos da preparação automotiva imaginária.

    ResponderExcluir
  12. oi eu tenho um chevette 1.0 e queria transformar ele para 1.6 abrindo as camisas, seria possivel? me disseram que pode chegar na câmara da água? ou seria menos arriscado transformar em 1.4? se alguem já fêz me avise ou me explique se ficou bom.

    ResponderExcluir
  13. estou fazendo o meu com pistão 1.8 com o cabeçote retrabalhado usando as válvulas do AP. Futuro próximo com coletor 4 x 1 e 2,5¨

    ResponderExcluir
  14. tenho um chevette 79 a joinha so tem uma tachinha no cabeçote e o cheva é desvreado a
    veloc final 170 km

    ResponderExcluir
  15. o cabeçote do monza da pra colocar no chevette

    ResponderExcluir
  16. Qual pistão do Monza vc usa, os do fase 1,ou fase2, os fase 2,muda o pino e tem q embuxa a biela, fika muito bom pra anda, mais o meu aumento de mais o consumo, andava com um 2e, infelizmente ec carro foi furtado, to pegando outro Chevette e pretende monta novamente o 1.7

    ResponderExcluir
  17. Ralava com ap tranquilamente, o único problema e q c vc c empolga vc distroe planetaria e satélite em menos d um mês, o 1.7 não e um trampo barato mais fik ótimo, meu foi montado pistões gasolina do Monza faze 2 85,30 os 0,50, feito trava nos pistões e embuxado as bielas

    ResponderExcluir
  18. cara, fiz um motor com pistão, valvulas, comando e virabrequin de monza. fica mais forte? em questão de quebra?

    ResponderExcluir
  19. galera quero meu chevette andando muito, pois viajo bastante e quero tb q não me der muita dor de cabeça na questão de quebrar facio, quero tar viajando tranquilo e rapido kkk agradeço des de já a todos vlw...meu motor e um 1.6 s carburador 2e alcool

    ResponderExcluir
  20. Ai pessoal.nessa questão de preparação de motor se tem varias dicas de veneno.mas o conselho q dou é q se forrem fazer um veneno como esse de trocar pistao, abrir camisa e o escambal é q coloquem tudo pcs de primeira linha ou marca boa como desejarem.um motor bom sempre requer boa preparação e pcs de boa qualidade...somente isso lhes darao bons cvs e evitar de dores de cabeca com a quebra do seu motor recem feito. fica a dica. Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  21. galera eu tenho uma ideia ta ai no meu link falou

    ResponderExcluir
  22. galera eu tenho uma ideia ta ai no meu link falou

    ResponderExcluir
  23. qual junta usou sabe de algum lugar que faça juntas ?para esse mesmo trabalho
    e como limpo o motor misturou olho com agua !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .A junta pode usar a do ASTRA 2.0 mais tem que mudar a passagem de oleo, ou mandar fazer a VEDAMEC em CURITIBA fez para o meu chevette.
      Pode estar com a bomba de combustivel com o diafragma furado ou junta do cabeçote queimada.

      Para você montar o chevette 1.735cm³ precisara do virabrequim do chevette 1.6 e bielas do chevette 1.6s que são mais leves e garantem melhor desempenho.
      pistao do monza 1.8 std ou 0.50 colocar as buchas de biela do golf mexicano e se for montar a alcool precisara do cabeçote com a camera de combustão em formato de coração caso contrario o pistão baterá no cabeçote
      Sou mecanico montei no meu chevette com pistão do monza 1.8 0.50 medida do pistão (85,30) alcool com coletor de admissão próprio para o Brosol 2E que saiu só nos 93.

      Excluir
  24. Pessoal, estou com um projeto de um chevette 4.1/s. O que me dizem? Já possuo a mecânica completa do opala, motor, câmbio e diferencial.

    ResponderExcluir