Como se sabe, o Chevette, conhecido internamente na corporação General Motors como T-Car, foi fabricado em quatro dos cinco continentes... É sempre curioso ver como eram os "irmãos" estrangeiros de nosso querido carro, como muitos dos leitores já devem ter visto através do advento da internet.
Mesmo assim, apresentarei aqui o mais potente Chevette fabricado no mundo. Não, não é uma transformação ou uma adaptação. Este Chevette saiu assim de fábrica, em 1982: um potente motor quatro cilindros de 2,3 litros e 200 HP (para se ter uma idéia, um BMW M3 da época era menos potente: 180 HP), com a tradicional tração traseira (todos os Chevette do mundo possuíam tração traseira), apliques aerodinâmicos em quase toda a carroceira, painel completo, volante em madeira de lei, bancos em couro legítimo , rodas de liga leve e pintura exclusivamente negra... Pois é, um Chevette que nada devia para (e por muitas vezes "dava ralo") Mercedes 190 E, BMW M3, Alfa Romeo Sprint, Audi Quattro e outros esportivos de renome na época (e com a vantagem de ser muito mais barato).
O nome completo do "bicho"? Vauxhall Chevette Black Magic... fabricado na Inglaterra pela Vauxhall (uma espécie de subsidiária da GM na terra da rainha, assim como a Opel o era na Alemanha) entre 1982 e 1984.
O Chevette Black Magic foi, na verdade, uma série especial do Chevette inglês em comemoração ao desempenho exemplar do modelo nos rallyes europeus, em 1981, pelas mãos do exímio piloto, também inglês, Tony Pond.
Pond corria com um Chevette especialmente preparado (que utilizava o mesmo motor do Black Magic, só que com 230 HP) denominado HSR... A Vauxhall, numa atitude altruísta, resolveu, então, dar esse "gostinho" ao cidadão comum: o de dispor de um Chevette realmente potente, só que com muito mais luxo que o carro de Pond.
Chevette HSR: carro de competição que deu origem ao mais potente Chevette de linha |
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