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terça-feira, 25 de outubro de 2011

MODELOS RAROS PARTE VII (O CHEVETTE DA MODA)

Como poderíamos esquecer uma série especial clássica como essa? Trata-se do Chevette Jeans, que surgiu no Brasil em 1979, com o intuito de cativar o público jovem, que buscava o seu primeiro carro zero quilômetro (anos depois a GMB fez algo parecido com o Prisma, cujo slogan era "seu primeiro grande carro").
Mas, ao contrário de muitas séries especiais, que eram mais caras que os automóveis já constantes do catálogo, o Chevette Jeans vinha para ser o mais barato. É um modelo que me traz lembranças de quando o meu velho Chevybrown veio habitar nossa garagem: em março de 1979, haviam três Chevette no show-room da concessionária: o nosso "marronzão" SL de interior monocromático em marrom; um L verde com interior preto e um Jeans. Apesar de ser mais barato, e oferecer o mesmo nível de equipamento dos outros dois, meu pai achou por bem não comprar o Chevette Jeans... Primeiro porque ele achou (ou previu, acho melhor) que aquele seria um modismo passageiro; segundo porque não cairia bem a um jovem chefe de família querendo crescer na vida ter um automóvel que não fosse "sisudo".
Independente das lembranças de infância, o Chevette Jeans diferenciava-se em seu exterior por vir numa exclusiva cor azul-metálica (tão claro que o carro mais parecia ser prata) e por abster-se dos cromados e de qualquer friso (sinal de esportividade naquela época). O motor era o mesmo 1.4 do restante da linha.



Mas o grande diferencial mesmo estava em seu interior... A moda na época ditava que para o sujeito ser "descolado" tinha que estar usando jeans. E para ser um carro "descolado", a GMB vestiu o modelo com esse tecido.
O detalhe interessante ficava por conta de bolsos, iguais aos de trás da calça jeans tradicional, existentes nos painéis das portas e nas laterais dos bancos... o painel, no entanto, continuava o mesmo do restante da linha




















Não se sabe por qual razão, já que a motorização era a mesma dos outros Chevette, mas a GMB prometia 15 km/l de gasolina no Chevette Jeans, enquanto dizia que os outros Chevette chegavam até aos 14 km/l... A razão mais provável talvez seja justamente o despojamento do modelo Jeans, que lhe conferia um menor peso (não se sabe se a esse ponto) e, portanto, melhor consumo.


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