Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

MODELOS RAROS PARTE V

No Brasil, em 1982, quando a GM local já se preparava para a profunda reformulação do Chevette que ocorreria no ano seguinte, é lançada uma série especial do modelo, aproveitando muitos equipamentos do Chevette S/R, que, apesar de ser bem equipado e ter um desempenho a contento, não foi uma versão das mais "vendáveis".
Tendo em vista que o tal esportivo seria descontinuado no ano seguinte, e também a versão sedan do Chevette ainda ser a mais vendida, a GM não teria o que fazer com alguns equipamentos do S/R, tais quais painel, console, volante de direção e outros itens mais que o diferenciavam do restante da linha.
Sendo assim, a GM brasileira resolveu dar uma incrementada no sedan e lançou-o no mercado como uma série especial. Essa série limitada levou o nome de Chevette Ouro Preto.
O Ouro Preto vinha com duas opções de pintura: dourada e negra... Vinha totalmente desprovido de cromados na parte externa (espelhos, maçanetas e pára-choques vinham na cor negra); com as rodas pintadas em dourado e com os parafusos pretos; um spoiler dianteiro preto, molduras dos faróis e grades pretas (o desprovimento de cromados era sinônimo de esportividade na época) e decalques com o logo "Ouro Preto" nos pára-lamas dianteiros (em dourado na pintura preta, e em preto na pintura dourada).
Por dentro ele vinha com bancos reclináveis de encosto alto; volante esportivo; painel com conta-giros e vacuômetro; console com medidor de combustível, medidor de temperatura, voltímetro e relógio de horas (volante, painel e console "herdados" do Chevette S/R).
O motor não era o do S/R, e sim o 1,6 litro do restante da linha, com potência perto dos 70 CV (o S/R tinha 75 CV)



O Chevette Ouro Preto foi uma série rara e limitada. Mas, apesar disso, não foi lhe dado o devido valor, já que a maioria arrasadora desses exemplares acabou por ser "descaracterizada" por conta da pintura muito chamativa (quando dourada) e das rodas "escandalosas" (que também eram douradas).
Hoje quem conservou, ou restaurou, um desses consegue altas cotações no mercado de automóveis antigos.

Um comentário:

  1. Amigo qual a revista que tem a reportagem sobre os chevettes serie ouro, muito 10. Qual a fonte da matéria?

    ResponderExcluir