Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O CHEVETTE DO TIO SAM


Nos Estados Unidos, a priori, o Chevette era um importado. Desde 1966, início da segunda geração do Opel Kadett alemão, a General Motors norte-americana importava, através de uma de suas divisões, a Buick, o pequeno automóvel germânico, sob o nome de Buick Opel, para fazer frente aos, também germânicos, Volkswagen Beetle, Type 3 e Squareback (equivalente aos nossos Fusca, TL e Variant, respectivamente).


Em 1973 o Kadett alemão muda, assim como muda, também, o mercado norte-americano de automóveis, que agora têm a maciça concorrência nipônica devido à crise mundial de petróleo daquele ano. O Buick Opel fica, então, neste ano, muito parecido com o nosso Chevette e com o Kadett C alemão.



O Buick Opel durou até 1979, sendo que no ano anterior passava a não mais vir da Alemanha, mas sim do próprio Japão. Só que, ainda em 1978, recebeu faróis retangulares, dando-lhe um aspecto mais moderno, e uma grande campanha publicitária que dizia "Se você procura um grande carro japonês com um grande nome americano, você achou: Buick Opel."... Essa campanha fazia-se necessária já que em fins de 1978 e começo de 1979, devido a segunda crise do petróleo, as grandes marcas norte-americanas (acostumadas a fabricar carros grandes e opulentos) estavam perdendo muito mercado para os importados europeus e, principalmente, japoneses.










"Se você procura um grande carro japonês com um grande nome americano, você achou: Buick Opel."

Só que em 1976 o Chevette passou a ser fabricado nas terras do Tio Sam, com o mesmo nome do modelo brasileiro: Chevrolet Chevette. Lançado como um modelo sub-compacto, hatchback de três portas, o Chevette tinha duas opções de motor (ambas quatro cilindros, com 1,4 litro e 57 HP e com 1,6 litro e 63 HP) e três opções de câmbio (manual de quatro marchas, automático de três marchas e automático com caixa "Powerglide" de duas marchas).



Em 1978 o Chevette chega ao mercado com a frente remodelada e com uma versão de cinco portas.


No ano seguinte ele tem a sua traseira remodelada e dura até 1987 no mercado norte-americano, quando ganhou um substituto japonês: o Suzuki Swift, que ganhou o nome de Chevrolet Sprint;


Com o intuito de atingir também o mercado canadense, no mesmo ano de 1976 é lançado o Pontiac Acadian, que era uma cópia fidelíssima do Chevrolet Chevette norte-americano... Acontece que a marca Pontiac vendia muito mais do que a marca Chevrolet, no Canadá, por isso o seu lançamento. O Acadian tinha a mesma motorização e sofreu as mesmas modificações que o irmão gêmeo Chevette. Acabou por ter sido substituído também pelo Suzuki Swift, que levou o nome de Pontiac Firefly.


Nenhum comentário:

Postar um comentário