Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

MODELOS RAROS PARTE IV

Em um Brasil em que eram proibidas as importações de automóveis, a classe média alta, e a casta acima desta, sonhava com automóveis diferenciados, que saíssem do lugar comum. Por estes mesmos anos, raros eram os foras-de-série que fugiam ao tradicional sistema mecânico da Volkswagen de motor traseiro.
Uma destas raridades era o Avallone TF, que era, na verdade, uma réplica do  MG TD inglês de 1953.


O modelo foi concebido pelo piloto e construtor de carros de corrida Antonio Carlos Avallone, e diferenciava-se de seu concorrente, o MP Lafer, por possuir uma disposição mecânica mais de acordo com o modelo bretão que lhe deu origem pois, enquanto o MP Lafer fazia uso da mecânica Volkswagen "a ar" na traseira (apesar de contar com um longo capô dianteiro), o Avallone tinha um conjunto de motor dianteiro e tração traseira, exatamente como no MG da terra da rainha.
O Avallone TF foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1976, e lançava mão, justamente, do conjunto mecânico do Chevette... Um dos poucos, senão o único, fora-de série a lançar mão da mecânica do pequeno GM.


Diferenciava-se do MP Lafer por ser uma réplica do modelo MG de 1953, enquanto o Lafer era uma réplica do modelo de 1948; e também por vir com interior bem mais espartano (mais de acordo com o original inglês), enquanto o Lafer era bem luxuoso (nada mais justo, tratando-se de uma renomada indústria moveleira).
No início da década de 1980 o Avallone passou a contar com a mecânica do Chevrolet Opala de 4 cilindros, e em 1985 passou a utilizar o motor do Chevrolet Monza, para, em 1987, ser-lhe decretado o decesso.
O Avallone TF é um raríssimo modelo, podendo alcançar altas cotações nos dias de hoje, e  mais raro ainda por ser um automóvel fora-de-série que contava com o motor do Chevette.
O mais curioso é saber que nos Estados Unidos existiram milhares de réplicas do MG inglês, produzidas pelos mais diversos fabricantes, que lançavam mão da mecânica do Chevette (e por muitas vezes se utilizando da plataforma do Chevette americano), que era muito semelhante ao nosso.

Um comentário:

  1. Como eu podeia conseguir parte do projeto do chassi de um MG Avallone? Se alguem puder me ajudar, o email é rfrromano@hotmail.com ou (069)9994-7511 / 9211-3398 / 8103-4147

    Obrigado,

    Rogério Romano

    ResponderExcluir