Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ADAPTAÇÃO DO MOTOR DO OPALA 4 CILINDROS (151) NO CHEVETTE

            A adaptação do motor Chevrolet 151, o motor que equipava o Opala de quatro cilindros, é a mais popular entre os proprietários de Chevette que procuram no seu automóvel mais potência e mais torque. E também é bastante utilizada por quem gosta de um carro pequeno, porém bem veloz.
            O motor 151 foi tão adaptado no Chevette em meados da década de 70 que a própria General Motors, pouco antes do lançamento do Chevette GP de 1978 (foto abaixo), tinha planejado lançá-lo sob o nome de Chevette GP III (há quem diga que seria chamado de Chevette SS), que iria utilizar o já tão famigerado motor do Opala quatro cilindros. Para isso a GM já havia até mesmo encomendado um lote de diferenciais específicos para o carro junto à indústria de câmbios ZF. A idéia era muito boa e já entusiasmava os futuros proprietários, mas o golpe derradeiro da crise do petróleo em 1979 acabou por adiar o lançamento desse sonho de consumo.  Cogitou-se até mesmo aproveitar a idéia no Chevette S/R, mas o plano mostrou-se inviável, já que a gasolina continuava cara e a concorrência estava fazendo esportivos com motores de baixa cilindrada (Corcel GT, Passat TS, Fiat 147 Rallye).




































Mas, vamos ao que interessa. Vejamos como deve ser feita a adaptação do motor Chevrolet 151 no Chevette.


Caixa de Câmbio

            Não é necessária a troca da caixa de câmbio original do Chevette, já que ela é basicamente a mesma do Opala. Só recomendamos a troca no caso da caixa original ser de quatro marchas, aí recomendamos a troca por uma de cinco, para melhor aproveitamento do motor.
            O motor quatro cilindros do Opala encaixa-se como uma luva na caixa de câmbio do Chevette, mas para isso é necessária a troca de alguns componentes. Os destacamos abaixo:

·         Caixa Seca
·         Eixo Piloto
·         Luva
·         Garfo de Embreagem

Todos os itens acima devem ser substituídos pelos originais do Opala quatro cilindros.


Embreagem

            O conjunto original do Chevette deve ser substituído pelo conjunto original do Opala quatro cilindros.


Protetor do Cárter (peito de aço)

            Um detalhe muito importante a ser visto. O motor do Opala tem um cárter maior, o que pode resultar no toque do mesmo contra o protetor de cárter quando o motor vibra ou força os coxins nas acelerações, o que acarreta ruídos e pode causar danos no futuro. Deve-se, portanto, moldar o protetor do cárter do Chevette para que isso não aconteça. A moldagem pode ser feita através de batidas, preferencialmente com marreta de borracha.


Radiador

            O radiador original do Chevette não se mostra suficiente para arrefecer o motor do Opala. Portanto, para evitar problemas de superaquecimento, é necessária a sua troca. A opção mais barata, e bem eficiente, é a troca do radiador original do Chevette pelo radiador original do Opala, mas o mais recomendável é a confecção de um novo radiador, feito sob medida, para melhor encaixe no Chevette.

Diferencial

            Se o uso do carro for um uso “tranqüilo”, pode ser que a troca dessa peça não se faça necessária. No entanto, é recomendável a substituição pelo diferencial do Chevette Hidramático (peça raríssima no mercado) ou o da Chevy, sendo que este último sofre algumas limitações por ter relações mais curtas, o que faz com que o carro tenha uma ótima aceleração, mas fique devendo um pouco na velocidade final. Se for possível a adaptação do diferencial do Opala quatro cilindros no eixo carda e semi-eixos do Chevette: Maravilha! Fica na medida... Só que é uma adaptação mais trabalhosa e, portanto, mais cara.

Suspensões

            Não é necessário alterar a suspensão traseira. A dianteira pode apresentar algum sinal de que seja preciso algumas alterações devido ao maior peso do motor do Opala. Mas nada de muito difícil de fazer: apenas a substituição de molas e amortecedores por outros mais rígidos.

Cano de descarga.

            O motor do Chevette é do tipo fluxo cruzado, chamado de “cross flow”, onde a mistura ar-combustível entra por um lado do bloco do motor e os gases de escapamento saem pelo outro lado. Já no motor Chevrolet 151, de concepção mais antiga, de fluxo descendente, isso não ocorre e, com isso, será necessária a confecção de um novo cano de escape, pois no Chevette esse cano fica à direita do carro, já no motor Opala fica do lado esquerdo do carro.


Conclusão.

            Como visto, a adaptação do motor Chevrolet 151 no Chevette é das mais fáceis de serem feitas. Com isso o Chevette ganha bastante em torque e razoavelmente em potência. Caso se queira incrementar a potência do motor, recomendo o uso de um carburador Weber 44 com filtro de ar esportivo (conforme foto abaixo). Caso se queira aumentar um pouco mais a potência, pode se utilizar coletor de escape dimensionado e coletor de admissão especial, para o uso de dois desses carburadores.








33 comentários:

  1. muito interessante e bem explicada a matéria. parabéns

    ResponderExcluir
  2. legal a explicaçao cara , caso alguem tenha interesse em motor de opala mande um ligue ai 6447-9094 Adilson abraços

    ResponderExcluir
  3. parabens amigo foi com essa explicação que eu fis o meu

    ResponderExcluir
  4. Fala rapaz, blz? gostei do blog... queria trocar uma idéia com você... tem como vc entrar em contato comigo? queria trocar umas idéias com voce sobre as imagens do "futuro chevette"
    kikociociola@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala amigo sou de campinas me chamo lucas tenho um gp 1978 motor 151 s comando 278ski weber 446 cambio 6cc 4 marchas diferencial opala 4cc freios a discos nas 4 tive alguma duvida te enssino tudo do a ao z meu contato 19 99718-6364

      Excluir
  5. SWOU DE BOLA UM DIA DECES FAÇO UMA DOIDERA DESSAS.

    ResponderExcluir
  6. ai parceiro gostei muito da sua explicação mas me responde qual luva vc se refera a do cardan ou a do cambio?

    ResponderExcluir
  7. amigo boa noite,acabei de comprar um chevette ano 90 ja com o motor de opala estalado porem nao esta com a vintuinha estalada ,voce poderia me dizer como fasso muito obrigado se puder mandar via mail dino.vega@hotmail.com, muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Qual outro motor eu poderia botar nu meu chevette

    ResponderExcluir
  9. boa noite pessoal tenho um dodge polara 79 o bloco do motor racho entao e muito carro arrumar o motor original eu vi que usam motor de opala 4 cilindros ou motor ap prefiro do opala quero saber se alguem sabe se posso usar a mesma caixa do dodge ou tenho que troca-la pela de opala obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um 1976 vendo pra dar baixa,nao tem multa so seguro atrasado . r$2500

      Excluir
  10. A peça a ser trocada, chamada LUVA, qual é?

    ResponderExcluir
  11. ola amigo precisando de motor de opala pra envenenar a cheveteira eu tenho, adilson, (11) 96447-9094

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oo adilson quanto vc fala nesse motor.
      Esta tudo baoo..
      Da um toque nno whats
      019995540500

      Excluir
  12. a luva é a peça que fica fixada na cruzeta é um pedaço de cano que fica na extremidade do cardan, tem a função de fazer a uniao do cardan com outra parte do carro, exemp: cambio, diferencial, caixa de redução mede mais ou menos um palmo de comprimento.

    ResponderExcluir
  13. Valeu Léo, parabéns pela bela explicação, resumida e precisa, já me animou a tocar o projeto...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite léo, tenho um opala 4cc com câmbio varetado de 4 marchas, que vive encavalando as marchas. Gostaria de saber se posso instalar um câmbio de chevette 5M no opala, pois vi que nos chepalas e jipes com motor de opala 4cc ele aguenta.

    ResponderExcluir
  15. Parabns voces sao os melhores
    Reamete ensinao sobre o carro

    ResponderExcluir
  16. boa noite Leo Moraes...eu fiz adaptação mais gostaria de sabe se tem ou e possível, montar usando a casca do diferencial do chevette,colocando somente o miolo do diferencial do opala...isto é possível? (jdiplo@hotmail.com) por favor me de uma dica.

    ResponderExcluir
  17. O suporte de motor original do chevette precisa ser trocado para essa adaptação?

    ResponderExcluir
  18. Pensei em instalar uma injeção multiponto e coletor dimensionado no motor do chevette mesmo. Alguém poderia fazer algum comentário a respeito? O motor é 1.6.

    ResponderExcluir
  19. Pensei em instalar uma injeção multiponto e coletor dimensionado no motor do chevette mesmo. Alguém poderia fazer algum comentário a respeito? O motor é 1.6.

    ResponderExcluir
  20. Quanto faz o motor do opala no chevette(litro)

    ResponderExcluir
  21. Oi, alguém pode responder aqui para adaptação do motor de opala em chevette estou montando um.

    ResponderExcluir
  22. tenho um motor de opala 4cc interessados entre em contato.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, gostaria d saber s fica um carro confiável para viagens longas

    ResponderExcluir
  25. ayuda debo hacer algun corte en el tren delantero ya que por lo visto el carter me topa abajo

    ResponderExcluir
  26. alguns quesitos....primeiro... salvo engano.. o diferencial do opala é 10cm mais comprido do que o do chev.. ou seja fica 5cm maior de cada lado.. na minha concepção de pardal avançado. acho que daria para resolver, supondo-se que daria para instalar com algumas alterações, na fixação.. com algum especialista em mudar o centro das rodas de lugar. e eu conheço um que diz que faz.... mudar o off set das rodas. deu para entender? mas eu ja vi um xarope (da melhor qualidade kkkkk) que instalou o difrencial da s10.. no cheva... isto feit. tem que lembrrar de dimncionar os freios.. afinal peso e potencia. e... velocidade vao mudar... se andar tem que parar. kkkk.. outro ponto...o cardã... o do chevette na parte que vai no motor é muito fino. até me assusta. não lembro de gente falando que quebrava. mas acredito que devia quebrar muito.. ai vc deu a solução de trocar o eixo piloto.... é do eixo que sai do cambio que vc ta falando? pq estee seria muito importante que se trocasse.
    no cambio do chevette. aquela saida para o cardã.. tem que trocar tambem ou não precisa. só fazer uma alteração do cardã usando o do opala?. grato

    ResponderExcluir
  27. boa tarde soude Piracicaba e gostaria de montar um motor e câmbio do opala 6cc no meu chevette ano 1993 onde posso encontrar meu zap 19-9740-77437 meu Apelido é Camarão.Ou alguém especializado nisso que possa fazer, meu carro está em Pircaiacab

    ResponderExcluir